quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Aproximações conceituais - diversidades

A palavra diversidade é um conceito plural. Trata-se de  um substantivo feminino e pode ter  vários significados.

Diverso, diferente, variado, variedade, múltiplo, pluralidade, entre tantos outros.

O que marca o conceito são os termos diverso e multiplicidade.


Ao organizar o nosso pensamento para compreender o que significa diversidade precisamos, num primeiro momento, considerar alguns aspectos:  

  • a diversidade pode significar algo que é diferente,

  • pode significar uma relação com o contraditório ou discordância,

  • e ainda uma condição de multiplicidade.


Então, temos núcleos de entendimento para a palavra. E de acordo com o contexto ou contextos, podemos ter tipos de diversidades. Por exemplo, diversidade biológica, étnica, cultural,  social,  religiosa, musical, linguística, entre outras e mais recentemente,  temos nos deparado com um termo que é a neurodiversidade, ou diversidade neurológica.


No entanto, para  compreender o conceito e os tipos de diversidades precisamos ainda relacioná-lo com alguns outros conceitos: como identidade, território, territorialidade,  pertença e pertencimento.


O entendimento do conceito de identidade ou a construção de uma identidade, melhor dizendo, a construção das identidades que reconhecemos está diretamente relacionada às diversidades. Percebemos que são conceitos intimamente conectados (lembrando do outro post do blog, quando falei em interser). Assim, para constituir uma identidade precisamos levar em consideração os aspectos, como diversidade demográfica, experimental e cognitiva. As identidades se fazem a partir das diversidades.


Outro conceito intimamente ligada ao entendimento de diversidade é o de território. Como as pessoas se conectam aos espaços de vida e qual sua territorialidade? O entendimento dessa relação da vida com o espaço vivido contribui para a compreensão  do conceito de diversidade. Reconhecer-se num território e ter o sentimento de pertença para com este lugar, com seus elementos e suas comunidades  nos permite, por exemplo, dizer…”eu sou daqui” ,”é isso me constitui como ser”, “faz parte da minha identidade”. “eu sou, nós somos”. e Isso está diretamente relacionada ao ques estamos conversando. 


Ainda, compreender e reconhecer o sentimento de pertença e pertencimento, nos permite ampliar o entendimento da  palavra diversidade, que na verdade é muito além do que uma palavra. 


Considerando então, esses elementos podemos compreender o conceito de diversidade, ou  nos aproximar do mesmo. 


A ideia é lembrar que quando falamos em diversidade estamos falando em diverso e multiplicidade. E ainda, que todos os conceitos são construídos por pessoas, num contexto social, temporal e geográfico.


As questões são:

1) reconhecer as diversidades;

2) respeitar as diversidades.


Fica a pergunta.


Como conviver com  as diversidades?


As respostas prontas e imediatas nem sempre são as melhores respostas. 


Em busca de respostas, precisamos nos fazer outras perguntas.


  • Eu reconheço a diversidade de territórios? Eu respeito esses territórios e consequentemente as territorialidades?
  • Qual identidade eu percebo? Há outras identidades no território? Eu Considero e respeito essas identidades?
  • Existe uma relação entre a minha identidade e espaço de vida e vivência? Essa relação é compartilhada e colaborativa?
  • Eu compreendo a identidade “humanidade” e eu respeito as diversidades inerentes a essa identidade, no seu espaço de vida?


Vamos conversar mais sobre Diversidades...


Nenhum comentário:

Postar um comentário