quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Sobre (in) Sustentabilidade

O que pensamos quando falamos em ambiente e em questões ambientais?





Não são só palavras soltas, mas sim representam a complexidade da vida.


Entre muitas das expressões no deparamos com a  palavra sustentabilidade


Conversar sobre sustentabilidade tem haver com a forma como nos relacionamos com o ambiente ou lugar  onde vivemos. - o planeta Terra.


“O planeta está em alerta por consequência do consumismo inconsciente, sem pensar no impacto social e ambiental. A produção de lixo no mundo deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025, segundo estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Para os especialistas da entidade, a gestão dos resíduos e o descarte correto de materiais se torna cada dia mais imprescindível para que o mundo caminhe para um desenvolvimento sustentável.”  (https://www.revistainterativa.org/2020/01/in_sustentabilidade/ )

Vejamos a frase acima, o que consumimos e como descartamos representa uma forma dessa relação. 

Assim, quando usamos a expressão  sustentabilidade, estamos falando sobre a nossa relação de consumo. Mas não entendamos aqui como consumo somente aquilo que “compramos”. Consumo está vinculado ao modo de vida de cada ser vivo. Como outras espécies consomem e mantém sua vida no planeta?

Continuar falando sobre sustentabilidade necessita, então falarmos também de: 

  1. lugares - ou seja os ambientes

  2. recursos - ou seja a economia, ou modelos econômicos  

  3. produção - ou seja como se produz, quem produz, (aqui temos aspectos relacionados às culturas e as sociedades) 

“Em pesquisa divulgada em 2019 pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), apontou o Brasil como o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país produz 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Sendo que se recicla 1,2% este tipo de lixo, ou seja, 145.043 toneladas. Os dados constam no relatório “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização”, que foi apresentado na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-4), realizada em Nairóbi, no Quênia, em março de 2019.”

Começamos pela palavra LUGAR.


Todos sabem o que significa AMBIENTE, mas com certeza muito ainda temos que aprender para compreender o valor que o ambiente possui. Ele certamente é o que nos mantém vivos e que dá condições para termos  continuidade para a vida da humanidade e das  diversas outras formas de vida. 


As perguntas que ficam para este primeiro ponto é:


O quanto nós temos consciência que nossas atitudes geram impactos diretos nos ambientes, e como essas atitudes precisam ser modificadas para cuidarmos do ambiente? 


Minhas atitudes são (in) Sustentáveis? 


Quanto ao segundo ponto  - RECURSOS 


Recursos é tudo o que usamos para manter a vida. Podemos entender aqui desde os recursos básicos para manutenção como AR, ÁGUA, ALIMENTO, mas também petróleo, minérios e outras matérias primas para a produção de tudo que usamos. Assim, a forma como extraímos esses recursos, e como ele sai do ambiente e chega até  o mercado, e como nós compramos-os e transformados em produtos, e ainda como nos “livramos” deles, ou descartamos as sobras está relacionado ao modelo econômico e ao tipo de economia estabelecido em nossa sociedade.  


Então mais algumas perguntas:


Esse modelo econômico ou essa economia  é (in) sustentável?

Meu padrão de consumo é (in) sustentável?



Vamos então ao terceiro ponto -  PRODUÇÃO


A produção diz respeito à forma como produzimos alguma coisa. De quais tecnologias utilizamos e quem são as pessoas envolvidas na produção. Além dos resíduos resultantes desse processos. Isso está relacionado às diferentes sociedades e como cada sociedade vê e se relaciona com o ambiente e seus recursos.


Poderia aqui falar sobre a idades pelas quais nossa civilização passou desde a idade da pedra até os tempos de hoje (da nanotecnologia e das intervenções a nível sub atômica), no entanto a ideia é refletirmos.


Aí temos outras questões:

 

Nossos modos de produção são (in) Sustentáveis? Como é nossa pegada ecológica?


Muitas outras questões me inquietam mas pergunto. 



Meu convite é para conversarmos mais sobre sustentabilidade e deixo aqui esse desafio..



Um comentário:

  1. Recomendo assistir aos vídeos de certas mulheres como Wangari Maathai, Marina Silva e principalmente Vandana Shiva.

    ResponderExcluir