sexta-feira, 24 de julho de 2020

Meu Canal

Olá,

Coisas de Silvane, agora é Meu Canal, 

 

Quando em 2012 pensei em ter um BLOG minha vida transformou-se ... Abandonei a ideia do BLOG e fui viver integrada e entregue a uma nova realidade. 

 

Meus filhos, a época com 7 e 5 anos, um casamento estável, e saindo de uma experiência profissional linda, mas que me desafiava a ampliar meus passos.

 

Trabalhar na Escola do Mar era maravilhoso. Navegar quase que diariamente me fazia viajar. Fiz verdadeiras amizades. Guardo ótimas lembranças e importantes lições.

 

Mas voltando a minha vontade de ter um BLOG, passado tanto tempo de Pandemia (126 dias hoje) me perguntei. Porque não me dedico a algo que me desafie?

 

Aí está um novo desafio.

 

Quero começar pensando na história do último desafio que me interpelou em 2012.

 

Em 2012 fui convidada a coordenar o setor de educação ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente. A primeira barreira foi, ao aceitar, ter que substituir uma pessoa maravilhosa. Em função das articulações a época, não aceitar o desafio era perder um trabalho lindo, de cerca de 20 anos, realizados nesse setor.

O primeiro drama, aceitar e perder uma relação muito significativa, entre colegas, entre amigas de trabalho e amigas de vida.

Por muito tempo minha decisão foi questionada. E o inevitável afastamento aconteceu.

Um sentimento de perda se estabeleceu. Então era preciso superar o seguinte drama.

 

Manter o lindo legado, valorizar quem esteve à frente deste trabalho por cerca de 20 anos e imprimir uma imagem positiva a meu respeito e em relação ao desafio aceito.

 

Durante mais de um ano, em função de diversas mudanças, construí uma nova relação com o espaço e com a forma de desenvolver o trabalho, e a cada troca nos escalões superiores, minha qualidade profissional e meu trabalho eram questionados. Colocados a prova tive que, várias vezes, declinar da minha decisão de permanecer no desafio. No entanto, os resultados depunham a meu favor. Passaram diretores e eu permaneci. Isso me fez perceber que os dramas estavam sendo superados.

 

Alguns resultados importantes. A mudança da sede, a criação do centro municipal de educação ambiental, a ampliação da equipe, a efetivação de profissionais no setor, o reconhecimento como espaço de estágios e extensão, a implantação da trilha acessível, o criação de um programa de gestão no setor, o estabelecimento da linha de atuação EA institucional e a Linha EA inclusiva, a intersetorialidade, a integração com diferentes políticas públicas, a criação da câmara técnica permanente, a realização da primeira conferência. Muitos outros resultados foram sendo conquistados. Mas o mais significativo foi o reconhecimento do desafio superado. Cresci como profissional e principalmente como pessoa. Amplie minhas perspectivas.

 

Passaram-se 8 anos e avalio que contribui muito além do desafio inicial que me propus. Fiz novas e verdadeiras amizades, fortaleci outras, e tive tantas importantes lições.

Esse tempo de distanciamento social e de reclusão me provocou a buscar outro e novo desafio.

Há algum tempo tenho refletido sobre meu papel para com a humanidade. Sinto que posso contribuir em espaços para além dos territórios que estou acostumada e que me sinto confortável.

Nestes dias tenho me dedicado a estudar e refletir sobre minhas praticas. Tenho revisitado antigos desejos, que na verdade não são antigos, sempre estiveram aqui, em outra ordem de prioridade.

 

Para os próximos dias me proponho a discorrer mais sobre isso...

 

Por enquanto, estou aqui de volta com Coisas de Silvane, agora meu Canal.


2 comentários:

  1. Parabéns Silvani por você ter se tornado essa profissional e pessoa maravilhosa que é. Saúde sucesso e sabedoria é o que desejo a você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Betina. Tenho certeza que tem sua influencia tb na minha caminhada. Gratidão.

      Excluir